Estudantes criam teto solar inteligente para otimizar captação de energia

Projeto foi um dos vencedores do programa Robolab, que leva aulas de robótica a alunos de escolas pública

Realizada a partir da parceria entre Qualcomm, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Grupo +Unidos e Instituto Tim, a Robolab – feira de robótica – encerrou seu ciclo 2018 e anunciou os projetos vencedores. Um dos destaques foi um projeto que aperfeiçoa a placa de captação de energia solar.

Entre os vencedores da final, a turma da Escola Estadual Emanoel Alves de Araújo Artista Plástico, formada pelos alunos Rafaela Ferreira dos Santos, Carolina Alves Vieira, Hugo Soares da Silva e João Vitor Ferreira da Silva, com mentoria do professor Alexander Aparecido Urso Silva, criou o “Cérebro do Teto Solar”. A finalidade do projeto é aperfeiçoar a placa solar, inspirado pela mecânica do girassol. A placa imita o movimento da planta em busca da luz solar, a fim de que possa maximizar a eficiência do recurso. A economia resultada pode ser revertida para outras necessidades da escola.

Robótica na Escola

Ano passado, a primeira parte do programa Robolab capacitou professores para o ensino de matérias ligadas a tecnologia, pensamento computacional, design thinking e robótica. Professores de diversas áreas e matérias diferentes beneficiaram 525 alunos com novos conhecimentos por meio de 228 oficinas.

Os laboratórios das dez escolas participantes foram renovados para receber o programa e também foram equipados com laptops, kits de robótica, projetores e modens 4G (90) com plano de dados.

Foram seis meses de trabalho, que resultaram em engajamento dos estudantes, aumento considerável no interesse por matérias como ciência e matemática, passando de 2% para 63%, em tecnologia no geral de 53% para 84% e o comprometimento dos estudantes com a escola passou de 26% para 79%.

O envolvimento dos alunos com novos tipos de projetos, que não apenas os da grade escolar convencional, mostrou resultados: 93% dos alunos afirmaram que irão aplicar boa parte do conhecimento adquirido em outras matérias.

Fonte: Showmetech
→ Os temas publicados neste blog são de curadoria do presidente e CEO da GranBio, Bernardo Gradin.

Você também pode querer ler