Empresa americana projeta garrafa térmica que purifica água em segundos

A invenção dessa garrafa térmica portátil é baseada em um sistema inovador de raios ultravioleta que purifica o líquido eliminando a presença de vírus e germes.

Uma água sem cheiro, sem cor e sem gosto é essencial à sobrevivência humana. No entanto, o processo de purificação desse líquido não parece algo tão simples e muito menos pensado para ser feito em uma simples garrafa térmica, não é?! Bom, até agora! Uma empresa de São Francisco, a Quartz, desenvolveu uma garrafa térmica que faz esse trabalho em apenas 60 segundos. A garrafa térmica portátil possui um sistema digital emissor de raios ultravioleta que promovem a higienização da água.

Esses raios ultravioleta, chamados UVC, conseguem eliminar 99,99% dos germes e vírus existentes no líquido. O produto é extremamente útil para casos em que, por exemplo, você necessite beber água de rios ou riachos durante acampamentos e trilhas em viagens mais aventureiras. Além disso, por ser portátil, também é muito útil para o dia a dia, na academia, no trabalho ou, até mesmo, em casa.

Curioso sobre como o produto funciona? A higienização da água começa a acontecer ao acionar um botão na tampa da garrafa térmica. A partir disso, é preciso esperar apenas 60 segundos para que você tenha um líquido em totais condições de consumo. Os raios ultravioleta são ativados automaticamente a cada 4 horas e provocam uma reação fotoquímica destruindo as impurezas diretamente em seu DNA.

A invenção é feita em aço inox e tem função autolimpante para evitar aqueles problemas encontrados em garrafas térmicas comuns, como dificuldade de fazer a limpeza interna e o mau cheiro após um tempo de uso. De acordo com a empresa desenvolvedora do projeto, a tecnologia utilizada no produto é a mesma utilizada por hospitais para fazer a higienização nos quartos dos pacientes.

A garrafa térmica portátil foi lançada em novembro e está disponível em sites de crowdfunding e custa a partir de US$ 79 (R$ 260), mais frete. As primeiras unidades estão previstas para entrega em junho de 2018.

Fonte | Catraca Livre

Você também pode querer ler