Diário de Inovações 2018 traz práticas inovadoras em educação

Segunda edição do e-book reúne relatos de professores que promovem a inovação no processo de aprendizagem.

Os desafios contemporâneos desde a educação infantil ao ensino superior, além de EJA e educação profissionalizante demandam práticas inovadoras por parte dos professores para manter os estudantes engajados. Para compartilhar iniciativas que estão cumprindo esse papel e inspirar outros educadores, o Porvir e o IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) disponibilizam gratuitamente o e-book Desafio Diário de Inovações 2018.

Em seu segundo ano, a seleção para o Desafio Diário de Inovações recebeu inscrições de 335 pessoas de 21 estados, de todas as regiões do país. A publicação é uma coletânea de 19 relatos de educadores que encontraram soluções inovadoras para transformar o processo de aprendizagem de seus alunos. São atividades voltadas para educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.

Cada projeto é apresentado pelo professor responsável por ele, revelando quais foram suas motivações, as principais etapas de implementação e os resultados que foram alcançados pela iniciativa na escola.

Os projetos abordam temas atuais como democracia, educação ambiental, cidadania, empreendedorismo, entre outros, por meio de atividades que vão do tradicional teatro, passando por atividades práticas na floresta, até jogo narrativo e robótica. As iniciativas podem ser aplicadas em turmas de 20 até 100 alunos e incluem desenvolvimento de competências do currículo regular das escolas.

O e-book Desafio Diário de Inovações 2018 inclui orientações para que outros educadores tenham oportunidade de replicar as iniciativas em suas salas de aula, como indicações de exercícios, materiais e recursos necessários, tempo de implantação e detalhamento das competências a serem desenvolvidas por meio da atividade.

A divulgação dos relatos do Desafio Diário de Inovações 2018 serve como reconhecimento aos professores que criaram os projetos e como incentivo para que continuem inovando em suas práticas pedagógicas. É também uma maneira de apoiar outros educadores pelo Brasil afora na busca de soluções que possam ser adaptadas à sua realidade para proporcionar experiências educacionais transformadoras para os alunos.

Fonte: Porvir

→ Os temas publicados neste blog são de curadoria do presidente e CEO da GranBio, Bernardo Gradin.

Você também pode querer ler