Engie e Apex-Brasil anunciam novo centro de pesquisa para inovação

Centro de Pesquisa será ferramenta para incentivar inovação e empreendedorismo no Brasil da Quarta Revolução Industrial

No dia 1º de junho, a Engie e a Apex-Brasil anunciaram a instalação de um novo Centro Global de Pesquisa em Florianópolis (SC), até o final do ano. O projeto será voltado inicialmente para o desenvolvimento de inovação nas áreas de energia eólica e solar, Cidades Inteligentes, biogás e hidrogênio. A parceria do centro de pesquisa foi celebrada durante o Brasil Investiment Forum, em São Paulo, evento que destacou oportunidades de investimento em setores estratégicos da economia brasileira, como infraestrutura, energia, agronegócios, construção, tecnologia e inovação.

O centro de pesquisa será o primeiro Engie Lab do país e contará com apoio do Governo Federal e da Prefeitura da capital catarinense. A maior parte dos projetos será desenvolvido em parceria com entidades de pesquisa, empresas e startups. A expectativa é de que o laboratório seja estratégico para a transição energética a partir da criação de soluções inovadoras em energia e serviços para pessoas, empresas e cidades.

A iniciativa também promete ampliar os investimentos da Engie em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil, que somam atualmente cerca de R$ 15 milhões ao ano. “Há a perspectiva exportar inovações e tecnologias desenvolvidas no Brasil”, afirmou Maurício Bähr, CEO da Engie no Brasil.

A Apex-Brasil, signatária da parceria, atua no sentido de atrair de centros de Pesquisa e Desenvolvimento para o país, com a finalidade de produzir inovação, desenvolver novas tecnologias, promover a qualificação da mão de obra para a indústria nacional e estimular o empreendedorismo. De acordo com o presidente da Apex-Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe, “O Engie Lab é uma conquista relevante no um setor de energias renováveis, que tem enorme potencial”.

Brasil Investiment Forum

O Fórum realizado pela Apex-Brasil teve a finalidade de apresentar oportunidades e quais as vantagens da realização de investimentos no país. O evento promoveu o encontro entre autoridades de alto nível dos Ministérios Brasileiros e Estados Federais, agências reguladoras e outras instituições governamentais, assim como representantes setor privado, academia, mídia e formadores de opinião.

Bernardo Gradin, fundador e CEO da GranBio, também fundador do Instituto Inspirare, foi um dos palestrantes no painel Economia Digital e a Nova Revolução Industrial. Em sua fala, Bernardo Gradin discutiu oportunidades de empreendedorismo na era digital, e a relevância da análise de dados, aplicação de inteligência e internet das coisas no atual momento da indústria.

Ao falar de como a disrupção digital pode beneficiar a indústria da biotecnologia, Bernardo Gradin ressaltou a importância de acompanhar tendências como realidade digital, análise de dados e eficiência disruptiva para transformar qualquer tipo de negócio. Robótica, automação, big data e inteligência artificial, por exemplo, têm muito a contribuir com o salto produtivo da agroindústria.

Fonte: Canal Energia

→ Os temas publicados neste blog são de curadoria do presidente e CEO da GranBio, Bernardo Gradin.

Você também pode querer ler