Cientistas apresentam tecido que controla – sozinho – a temperatura

Material é capaz de reter o calor no frio e liberar radiação infravermelha quando sobe a temperatura

Apesar de décadas de inovação em pesquisas para a criação de tecidos com propriedades térmicas de alta tecnologia, nunca houve um material, até agora, que alterasse suas propriedades isolantes em resposta ao meio ambiente.

Se depender de alguns cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, nos livraremos do casaco extra em breve. Eles conseguiram desenvolver um tecido tecnológico capaz de se adaptar a qualquer temperatura. Quando o clima está quente e úmido, o tecido permite a passagem da radiação infravermelha (calor). Quando as condições se tornam mais frias e secas, o tecido reduz o calor que escapa. O resultado da pesquisa foi publicado em um artigo da revista Science.

Os pesquisadores criaram o tecido a partir de fios especialmente projetados revestidos com um metal condutor. Sob condições quentes e úmidas, os fios compactam e ativam o revestimento, o que altera a maneira como o tecido interage com a radiação infravermelha, diminuindo sua passagem. Já no frio, o movimento é o inverso para reter o calor.

“Essa é a primeira tecnologia que permite controlar dinamicamente a radiação infravermelha” explica o autor do estudo, Wang Yuhuang, professor de química e bioquímica da Universidade de Maryland. Segundo o estudo, a mudança da dinâmica do tecido para se adaptar a temperatura é praticamente instantânea, então os usuários não irão perceber mudanças bruscas.

Mais trabalho será necessário antes que o tecido possa ser comercializado, mas, de acordo com os pesquisadores, os materiais usados para a fibra básica estão prontamente disponíveis e o revestimento de carbono pode ser facilmente adicionado durante o processo padrão de tintura têxtil.

“Acho muito estimulante poder aplicar esse fenômeno de bloqueio ao desenvolvimento de um tecido que tem a capacidade de melhorar a funcionalidade de roupas e outros tecidos”, conclui Yuhuang.

Fonte: IstoÉ Dinheiro 
→ Os temas publicados neste blog são de curadoria do presidente e CEO da GranBio, Bernardo Gradin.

Você também pode querer ler