Bike de papel carrega usuário de até 110 kg

A bicicleta já é, por si só, um meio de transporte mais sustentável que o carro, por exemplo. Imagine, então, uma 100% feita de materiais reciclados: é o suprassumo da sustentabilidade sobre rodas.

Tanto que a GC1, bike de papel, borracha e plástico criada pela empresa mexicana Green Code, é conhecida como a mais ecológica do mundo.

A base de sua estrutura – 55% da constituição – é de papel kraft. Garrafas PET recicladas e metal também reciclado entram nessa composição, bem como uma tinta à base de poliestireno, comumente usada em copinhos de plástico.

Bicicleta é verde na cor e no conceito. Crédito: Divulgação

A pintura, aliás, é a responsável pela impermeabilização da bike, que é resistente à água. Os pneus são feitos de borracha – adivinhem? – reciclada. Dentro deles, em vez de ar, há um composto de papel kraft, aço e plástico.

Com um peso próprio de 10 quilos, a GC1 consegue levar um usuário de até 110 kg. O perfil da “magrela” é basicamente urbano – ela não tem muito o pique necessário para a prática de esportes radicais.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2014 pelo empresário Alberto Gonzales, da Green Code, que já sonhava em produzir um veículo verde.


Bicicleta tem peso de 10 kg e pode carregar uma pessoa de até 110 kg.
Crédito: Divulgação

E, por falar em cores, o comprador pode escolher entre 9 diferentes ao adquirir a sua GC1. A bicicleta custa 4.699 pesos mexicanos, ou R$ 930.

→ Os temas publicados neste blog são de curadoria do presidente e CEO da GranBio, Bernardo Gradin.

Você também pode querer ler