Ciclovia de plástico reciclado experimenta nova tecnologia de pavimentação

Instalada na cidade de Zwolle, a ciclovia é um projeto piloto para criação de estradas pavimentadas com 100% de plástico reciclado no futuro.

Um trecho de uma nova ciclovia na cidade holandesa de Zwolle parece ter sido feito de asfalto vermelho. No entanto, o trajeto é o primeiro experimento na construção de uma estrada a partir de plástico reciclado.

“Usamos resíduos que seriam descartados ou incinerados”, diz Gert-Jan Maasdam, diretor de tecnologia da Wavin, uma subsidiária da empresa de tubos de plástico Mexichem, que construiu a ciclovia em colaboração com a empresa de engenharia KWS e a empresa de energia Total, como o primeiro piloto de um projeto chamado PlasticRoad. O reaproveitamento é uma forma de fazer uso de plástico que normalmente tem pouco valor, como garrafas velhas, copos de cerveja usados em festivais, embalagens de cosméticos e móveis de plástico. Também pode ser uma maneira melhor de construir uma ciclovia ou estrada – o piloto da ciclovia usa 70% de plástico reciclado, embora projetos futuros devam utilizar 100% de plástico reciclado.

As peças modulares da pista são pré-fabricadas e leves, facilitando a movimentação e a instalação rápida. Os parceiros do projeto dizem que uma estrada completa, que pode levar meses para ser construída usando métodos tradicionais, pode ser instalada em poucos dias. O plástico, que é resistente às intempéries, deve durar duas a três vezes mais que o asfalto. Como o design das peças é vazado, ele pode ajudar a armazenar a água da chuva e evitar inundações. Além disso, o plástico reciclado tem uma pegada de carbono menor do que o asfalto ou o concreto. Quando a estrada ou pista estiver gasta, o material pode ser reciclado novamente, tornando-se um processo circular.

A primeira ciclovia, que tem em torno de 30 metros de comprimento, é preenchida com sensores que monitoram o desempenho da estrada, medindo a temperatura, a durabilidade e quantos ciclistas usam o caminho. Uma segunda ciclovia de plástico reciclado será instalada em novembro em uma cidade próxima e submetida a ainda mais testes. Os insights dos testes ajudarão a ajustar o design. Os parceiros esperam ampliar o projeto para uso em estacionamentos, calçadas e, por fim, nas ruas.

“É difícil prever quantas estradas do mundo serão construídas com plástico”, diz Maasdam. “Mas a economia e os benefícios subjacentes da PlasticRoads superam as estradas tradicionais”.

Fonte: FastCompany

→ Os temas publicados neste blog são de curadoria do presidente e CEO da GranBio, Bernardo Gradin.

Você também pode querer ler