Adidas deve faturar US$1 bilhão com tênis sustentável

A marca alemã de artigos esportivos pretende fabricar cinco milhões de pares do calçado feito inteiramente de lixo marítimo.

Unindo tecnologia e design único, o modelo foi desenvolvido em parceria com a ONG Parley for the Oceans

Há três anos, a Adidas comunicou o lançamento de um tênis feito a partir de materiais retirados do oceano. Unindo tecnologia e design único, o modelo foi desenvolvido em parceria com a ONG Parley for the Oceans – instituição que reúne grandes empresas e líderes ambientais na criação de projetos que ajudam a solucionar o problema dos resíduos plásticos despejados no mar.

A princípio, foram fabricados apenas 7 mil pares de tênis em edição limitada, que foram vendidos quase que instantaneamente. Cada par contém o equivalente a 11 garrafas plásticas recicladas, além de outros materiais coletados do oceano, como sacolas plásticas e pedaços de redes de pesca.

Para lançar o novo modelo, Adidas e Parley apoiaram o projeto “Run for the Oceans”, que promoveu uma série de corridas de rua em diversas cidades ao redor do mundo. A marca doou um dólar a cada quilômetro percorrido pelos corredores e convidou as pessoas a também contribuir com a causa, chegando a arrecadar US$1 milhão para os programas de educação e projetos da instituição que promove a limpeza dos mares.

A boa notícia é que, recentemente, a marca anunciou que pretende produzir mais 5 milhões de pares desses tênis, que deverão ser vendidos pelo preço médio de US$220,00. O que garante um faturamento de mais de US$1 bilhão na tentativa de resolver um dos maiores problemas ambientais do mundo. A marca anunciou ainda que, até 2024, pretende utilizar plástico oceânico reaproveitado em todos os seus produtos.

Em entrevista à FORBES, Eric Liedtke, membro do Conselho Executivo do Grupo Global de Marcas da Adidas, disse que a união com a Parley tem como objetivo transformar um problema em uma solução, ajudando a disseminar a conscientização e a reverter a poluição do oceano em artigos esportivos de alta performance. Como marca pioneira em novas tecnologias e líder em sustentabilidade, a Adidas segue investindo parte de seus esforços para reduzir e, futuramente, eliminar o uso de plástico virgem e descartável de seus produtos.

Fonte: Forbes
→ Os temas publicados neste blog são de curadoria do presidente e CEO da GranBio, Bernardo Gradin.

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